Saltar para Conteúdo

Temáticas dominantes: Natureza, Rio Tejo, Património Cultural, Paisagem
Distância: 16 km
Duração aproximada: 4 a 5 horas
Tipo de piso: Caminhos naturais e urbanos, passadiço de madeira
Desnível acumulado: 615m
Altitude mínima: 40 m
Altitude máxima: 188 m
Grau de dificuldade: Médio+
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Largo Luis de Camões, Belver
Coordenadas geográficas: N39º29'39'' W07º57'32''
Coordenadas geográficas: 39,494234º -7,958965º
Onde estacionar: Estacionamento nas imediações, dentro do espaço urbano.

Contactos Úteis:

Turismo de Gavião
Telefone: +351 241 631 210

Descrição do percurso

Um percurso de grande emoções, pelas paisagens magníficas, em que se avistam ambas as margens do Rio Tejo. Estamos em presença de um trajeto com muitos trilhos pedonais em ambiente natural, com várias subidas e descidas em zonas de natureza quase selvagem, passagem de obstáculos e um passadiço de madeira junto ao curso do rio.

Sair de Belver, junto à Igreja Matriz, descer a rua da Fontinha em direção ao antigo Lagar da Fraga, pela velha levada, e cruzar a Ribeira de Belver por ponte suspensa. Seguir por caminhos entre muros até à estrada. Virar à esquerda e logo à direita, após alguns metros, e seguir por caminho rural entre olivais centenários e pequenos campos de cultivo até Torre Fundeira. Sair da povoação por estrada de asfalto e, depois de passar a ribeira, desviar à direita em direção ao morro onde se encontra a Anta do Penedo Gordo, excelente monumento megalítico.

A partir deste local, iniciar a descida até ao Rio Tejo, primeiro mais suave e algo inclinada a partir do Cabeço do Pintalgaio, devendo ser tomada a maior atenção à escadaria natural aí existente. Aceder à Praia da Ortiga sempre junto ao braço do rio, cruzar a linha de comboio e passar ao lado do antigo bairro habitacional, até atingir o tabuleiro de passagem sobre o paredão da Barragem de Belver. Após este atravessamento, virar à esquerda e tomar o trilho natural que segue sempre ao longo da margem esquerda do rio, de jusante para montante. Passar junto às ruínas das Termas da Fadagosa de Belver, atualmente submersas, e seguir sempre pelo trilho de enorme beleza até à Praia Fluvial do Alamal. A partir deste local, seguir por passadiço artificial em madeira, sempre junto à margem. Subir à estrada, passar na ponte rodoviária para a outra margem e iniciar a subida da escadaria, imediatamente à direita no final da ponte, junto ao Museu das Tapeçarias de Belver. Após a escadaria, seguir por trilho bem marcado, que se transforma em caminho de exposição de arte contemporânea ao longo das paredes do percurso, sempre com impressionantes paisagens ao redor. A rua da Fonte Velha, conduz à rua Cândido dos Reis que termina no local de partida.