Saltar para Conteúdo

Temática dominante: Património, Paisagem, Ruralidade
Distância: 11,4 km
Duração aproximada: 3 a 4 horas
Tipo de piso: Caminhos e estradas rurais
Desnível acumulado: 210 m
Altitude mínima: 324 m
Altitude máxima: 423 m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Posto de Turismo de Estremoz
Coordenadas geográficas: N38º50'30'' W07º35'07''
Coordenadas geográficas: 38,841690º -7,5854690
Onde estacionar: Parque de estacionamento público no local.

Contactos Úteis:

Descrição do percurso:

O Rossio de Estremoz é uma das mais monumentais praças do Alentejo, ponto de partida para um percurso que rapidamente sai do espaço urbano e segue sempre por caminhos agrícolas, serpenteando por entre vinhas e searas. As paisagens são magníficas e os bons acessos permitem uma jornada que irá ser inesquecível. Começar junto ao Posto de Turismo, mesmo ao lado da monumental Igreja da Conceição do Convento dos Congregados e seguir para leste da praça em direção Convento das Maltezas, onde funciona o Centro de Ciência Viva. Seguir pela avenida Condessa de Cuba até atingir a desativada Estação Ferroviária, hoje completamente isolada da sua antiga atividade. Só pela memória, seguir a antiga linha de comboio, hoje avenida Rainha Santa Isabel, cruzar a rotunda de homenagem ao comboio e serpentear as ruas do Bairro de Mendeiros até sair para a zona de vinhas, junto à estação elétrica. As vinhas são agora o
envolvimento do caminho rural até um entroncamento, onde se vira à esquerda, para seguir até às adegas no topo da colina. Começar a descer e cruzar a estrada EN245 e entrar de imediato, em frente, para acompanhar a vinha. Seguir no primeiro caminho à esquerda e depois à direita, sempre entre vinhedos, até atingir um mirante de onde se tem uma visão magnífica da paisagem em redor. Passar junto à Ermida de Nossa Senhora da Conceição, mesmo junto aos vestígios da Anta da Pedra da Ronca, e seguir pela direita, junto à fonte, até à estrada EN245 que dá acesso a antiga estação ferroviária do Ameixial. Visitar o espaço, caso se goste de locais cheios de nostalgia. Antes da estação virar à esquerda e seguir por uma monumental álea de plátanos, num fabuloso túnel de verde. Cruzar, com todo o cuidado, a estrada EN4, passar ao lado do hotel e seguir pela estrada de acesso ao antigo apeadeiro ferroviário, para virar à esquerda antes do acesso sem saída, onde se pode apreciar a monumental Fonte do Imperador. Cruzar campos agrícolas, com portões que se devem deixar como se encontraram, e cruzar com todo o cuidado a estrada IP2. Entrar por dentro das vinhas, em propriedade privada e seguir sempre pelos caminhos indicados até atingir a ermida de São Lázaro, onde ainda se consegue ver os restos de uma velha kubba islâmica no local do altar mor. Entrar na muralha pela Porta de Évora e contornar toda a muralha pela esquerda, passando pelos revelins e casas quartéis, no Terreiro do Loureiro. Seguir pela rua Alexandre Herculano até ao largo do Espírito Santo, guardado pelas monumentais Torres de Couraça, que defendiam o acesso à água potável fora de muros. Seguir pela rua Narciso Ribeiro e depois pelo largo General Graça, com o seu sublime espelho de água, atingindo o Rossio de Estremoz, onde se acede ao ponto de partida.