Saltar para Conteúdo

Código: FAL PRI
Localização geográfica: Ferreira do Alentejo
Tipologia: Circular
Temática dominante: Património cultural, ruralidade, paisagem
Distancia: 13,8 km
Grau de dificuldade: Médio-
Certificações: Homologado pela FCMP
Ponto de partida e chegada: Posto de Turismo de Ferreira do Alentejo
Coordenadas geográficas: N38°03'42,92"" VWW08°07'03,73""
Coordenadas geográficas: 38.061922° -8.117701°
Onde estacionar: Parque de estacionamento público no local.

Contactos Uteis:

Posto de Turismo de Ferreira de Alentejo
Telefone: +351 284 739 620
Email: turismo(@cm-ferreira-alentejo.pt

Descrição do percurso

Conhecer Ferreira do Alentejo neste percurso é ter uma repousante visão de campos sem fim, onde as searas, os campos de regadio, o olival e criação de gado são aspetos pujantes de vida e criadores de riqueza em todos os talhões de terra. Acessível a qualquer caminheiro, consegue-se associar as planuras imensas com pontos altos notáveis onde se consegue ver além do mais além.

Iniciar o percurso no Posto de Turismo, mesmo ao lado da Capela do Calvário, e seguir a rua Capitão Mouzinho em direção a Igreja Matriz de Ferreira do Alentejo. Seguir pela praça Comendador Infante Passanha, nas traseiras da igreja e, ao canto da praça, seguir em direção a Igreja da Misericórdia e ao cemitério, local do desaparecido Castelo de Ferreira. Apos o cemitério seguir pela estrada de asfalto a esquerda até alcançar um grande olival onde se vira a direita para caminho de terra batida. Prosseguir nesse caminho, passar junto ao aeródromo e seguir sempre em frente até ter de virar a esquerda em direção aos grande pavilhões agrícolas e pecuários da Vacaria da Torre.

Tomar a direção da represa e, antes desta, seguir pela estrada de terra para norte até ao primeiro entroncamento, para seguir pela direita, bordejando a margem direita da albufeira. Após o olival antigo, virar imediatamente a esquerda junto ao novo olival e começar a subida até ao Cerro da Aguia, de onde se tem uma visão plena dos campos a todo o redor. Começar a descida suave em direção a estacão de distribuição de água de rega e contornar esta até cruzar a pequena ribeira encaixada no vale. Virar de imediato 4 esquerda, contornando o rebordo de rega do pivô circular. No asfalto seguir pela direita, ao lado do enorme nogueiral da Quinta do Pereiro e continuar na estrada rural em direção a Vila de Ferreira do Alentejo, pelo mesmo caminho percorrido na vinda.