Saltar para Conteúdo

Altitude máxima: 330 m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Parque de estacionamento entrada de Santana da Serra
Coordenadas geográficas: N37º29'54'' W08º17'59''
Coordenadas geográficas: 37,498342 -8,299990
Onde estacionar: Parque de estacionamento no local

Contactos Úteis:

Turismo de Ourique
Telefone: +351 286 510 414

Descrição do percurso

Estamos em presença de um percurso exigente, com subidas e descidas nas linhas de cumeada de uma região de relevo muito marcado. Os caminhos são largos e de fácil caminhada, mas com pouca sombra e muito expostos ao sol na sua quase totalidade. Partir do parque de estacionamento na entrada de Santana da Serra e seguir pela interior da localidade em direção à ponte urbana. Cruzar a ponte e tomar o caminho cemitério até ao entroncamento.
Cruzar a ponte e virar imediatamente à direita tomando o caminho junto ao ribeiro. No entroncamento seguinte seguir pela esquerda, passar junto ao monte alentejano e tomar o caminho da direita em direção ao bosque. O percurso segue sempre pela linha de cumeada, com paisagens fantásticas ao logo do caminho. Virar à esquerda no primeiro entroncamento principal e junto ao monte abandonado fazer uma curva apertada à esquerda retornando para leste o percurso.

Nos dois entroncamentos seguintes tomar os caminhos da esquerda. De seguida seguir pela direita e passar junto a um monte habitado. Estar atento à próxima viragem muito apertada à esquerda, a partir do caminho principal e começar a descida junto a charca de água. No final da descidavirar à esquerda, passar junto a um altar popular encastrada no pedra junto ao caminho eno cruzamento seguinte virar à direita. Manter à direita até avistar no alto um moinho de evento que se acede por caminho fortemente inclinado para depois retornar ao caminho principal. A partir do moinho a paisagem é total até onde o olhar alcança num horizonte sem fim. Voltar a caminho principal e seguir sempre sem desvio até chegar ao cruzamento de entrada em Santana da Serra. Entrar da localidade e fazer o percurso inverso do troço inicial até ao local de partida.