Saltar para Conteúdo

Castelo de Vide

Paisagens Fantásticas de Póvoa e Meadas


Código: CVD PR8
Localização geográfica: Póvoa e Meadas, Castelo de Vide
Tipologia: Circular
Temática dominante: Natureza, ruralidade
Distância: 13,2 km
Duração aproximada: 3 a 4 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais
Desnível acumulado: 209 m
Altitude mínima: 256 m
Altitude máxima: 369 m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Jardim de Póvoa e Meadas, extremo norte.
Coordenadas geográficas: N39º30'42'' W07º31'09''
Coordenadas geográficas: 39,511667º -7,519369º
Onde estacionar: Estacionamento nas imediações, dentro do espaço urbano.

Contactos Úteis:

Turismo de Castelo de Vide
Telefone: +351 245 908 227
E-mail: turismo@cm-castelo-vide.pt


Descrição do percurso:

Este é um percurso para quem gosta de paisagens que desafiam os sentidos. Por veredas entre muros, por trilhos de bosque ou por carreteiros de pé posto, os caminhos mostram a natureza intensa e capacidade de a domar por parte do engenho humano.

Sair de Póvoa e Meadas, a partir do bonito jardim público e entrecruzar vielas estreitas, até mesmo por debaixo das moradias, contornando a torre do relógio, onde em painéis de azulejo se guardam as memórias de foral antigo. Sair da vila, passando por fonte tradicional e por memória de velho lagar. Seguir por caminhos rurais entre muros, avistando os antigos marcos miliários romanos e passar de novo pela vila para sair finalmente para campos sem fim. Tomar atenção à inflexão apertada à esquerda e, mais à frente, à curva reta à direita que leva o caminho pela sua zona mais selvagem, onde os bosques de carvalhos despontam entre afloramentos arredondados de granitos. Após o atravessamento de pequeno eucaliptal, avista-se a Ribeira de Póvoa e Meadas, que se cruza sobre a robusta Ponte da Senhora da Graça, construção em betão de 1940. Desde este ponto, iniciar uma subida suave por caminhos ancestrais que ladeiam quintas rurais e destas são separados por muros, tantas vezes derrocados.

O encontro com a Ponte Velha de Póvoa e Meadas e o seu atravessamento é um momento alto do percurso, que deve seguir pela esquerda, junto à vedação, e sair pelo portão. A partir deste local o caminho sobe sempre por entre muros até atingir a vila junto às escolas, onde deve virar à direita, passar junto à praça de touros e infletir para a esquerda, cruzando a estrada, e atingir o centro da localidade.