Saltar para Conteúdo

Temática dominante: Ruralidade
Distância: 10,6Km
Duração aproximada: 3 a 4 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais e estradas regionais
Desnível acumulado: 227m
Altitude mínima: 259m
Altitude máxima: 385m
Grau de dificuldade: Médio-
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Rua da Senhora da Orada, frente à Igreja.
Coordenadas geográficas: N38º57'07'' W07º40'44''
Coordenadas geográficas: 38,952213º -7,678980º
Onde estacionar: Parque de estacionamento público no local

Contactos Úteis:

Turismo de Sousel
Telefone: 268 550 100
E-mail: geral@cm-sousel.pt

Descrição do percurso

Partir de Sousel, de onde o histórico Santo Condestável, Dom Nuno Álvares Pereira, mandou erigir a Igreja da Orada e começar conquistar o monte de São Miguel é ter um esplendor de verde ao longo de caminhos rurais e trilhos pelo meio de olivais centenários. A subida é suave e no alto a recompensa é imensa. A descida é calma por estradões rurais com visita a um antigo forno de cal, terminado com uma excelente percurso urbano e cultural dentro do espaço urbano de Sousel. Sair do Largo da Igreja de Sousel em direção à antiga linha de comboio que se atravessa.

Contornar o muro do cemitério pela direita e avistar um largo estradão que segue pelo meio de olival centenário em direção ao alto da serra. A partir de certa altura, o estradão passa a caminho rural pelo meio do olival até ao espaço social do clube de caçadores.

Deste local poderá optar por visitar um forno de cal que existe na proximidade e retornar ao mesmo local para seguir em direção à estrada de asfalto que faz a ligação ao alto da colina. No alto de São Miguel encontra-se uma unidade de alojamento turístico, que ladeia a Capela de Nossa Senhora do Carmo, antigo Ermitério de São Miguel, e um pouco mais à frente encontra-se a Praça de Touros Pedro Louceiro. Depois de se conhecer o alto e avistar a excelente paisagem, a descida faz-se ao lado da unidade de alojamento, contornado esta e seguindo pelo caminho bem visível até uma clareira onde se encontra um desvio de ida e volta para visitar mais um forno de cal. Retornando ao caminho principal a descida prossegue pelo estradão, cruza a antiga linha de comboio e chega à estrada nacional EN245 que dá acesso a Sousel. Ao entrar na Vila de Sousel tem-se a possibilidade de virar à esquerda para terminar o passeio no ponto de partida ou seguir por dentro do núcleo histórico para um percurso cultural de passagem pelos pontos de interesse cultural existentes na centralidade urbana.