Saltar para Conteúdo

Ponto de partida e chegada: Jardim em Namorados, Castro Verde
Coordenadas geográficas: N37º39'14'' W08º00'33''
Coordenadas geográficas: 37.653997º -8.009125º
Onde estacionar: Espaço livre para estacionamento no local.

Contactos Úteis:

Turismo de Castro Verde
Telefone: +351 286 328 148
E-mail: posto.turismo@cm-castroverde.pt

Descrição do percurso:

Grandes espaços merecem caminhadas a perder de vista num percurso que é um tributo à estepe cerealífera. Ao longo de quilómetros, há que caminhar entre as grande searas e então aparece a possibilidade de atingir, num percurso de ida e volta, o ponto alto de São Pedro das Cabeças.

Começar no lugar de Namorados, arcaico reduto de proteção de valores mineiros e, quem sabe, guardado por jovens soldados de quem herdou a designação. Sair pela fonte da aldeia e seguir por caminho rural, ao longo dos montes alentejanos de Cabeças e Chaminé das Cabeças. Um pouco antes do Monte Roxo, começa o ramal para o alto, que se deve fazer em ida e volta, para retornar aqui a fim de fazer o trajeto de regresso.

Após passar ribeira, virar à esquerda e um pouco à frente, encontrar à direita o início da subida por caminho rural, até ao alto de São Pedro das Cabeças, local mítico da Batalha de Ourique, onde D.Afonso Henriques derrotou cinco reis mouros. Depois da visita ao local, voltar pelo mesmo caminho até pouco depois do Monte do Roxo e virar à direita pelo bosque de sobreiros dispersos, passando por um antigo olival bem alinhado. Contornar pela esquerda, o barranco que se encontra pela frente e seguir para sul em direção à povoação que se avista ao fundo, sempre por caminho de acesso rural, entre campos semeados e pequenas hortas.