Saltar para Conteúdo

Vila Viçosa

Descoberta da Estrada Real 


Código: VVC PRI 
Localização geográfica: Vila Viçosa 
Tipologia: Circular
Temática dominante: Ruralidade, Património
Distancia: 8,56Km 
Duração aproximada: 3 a 4 horas
Tipo de piso: Caminhos urbanos, rurais e florestais
Desnível acumulado: 248m 
Altitude mínima: 259m 
Altitude máxima: 405m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FCMP
Ponto de partida e chegada: Mercado Municipal, Largo D. João IV, Vila Viçosa 
Coordenadas geográficas: N38°46'37"" W07°24'58"" 
Coordenadas geográficas: 38,776955 -7,416180
Onde estacionar: Parque de estacionamento público no local.


Contactos Uteis:

Turismo de Vila Viçosa
Telefone:
+351 268 889 317

Descrição do percurso 

Este é um percurso que, após uma pequena parte urbana de onde se destaca uma excelente observação dos fossos e segurança do castelo, segue em parte da Estrada Real que ligava Vila Viçosa a Elvas e que hoje se encontra perfeitamente integrada na paisagem rural. E evidente o traçado bem trabalhado e a amenização de declives através da abertura de taludes e pelos aterros de zonas mais baixas.

Seguir pela fachada do mercado municipal e percorrer a rua Dr. António José de Almeida até a Praça da Republica, a magnifica alameda calcetada a mármore com a presença de notáveis bancos talhados em pedra. Ao alto, deixar o templo barroco da Igreja de São Joao Evangelista e rumar ao Castelo que aparece quase camuflado na vegetação. Passar na estátua do matemático Bento Jesus Caraça e pelo busto da poetisa Florbela Espanca, notáveis nascidos na terra. Contornar o edifício dos correios e no pelourinho subir ligeiramente para tomar o caminho, pela direita, que contorna o castelo ao longo dos seus fossos. Na rua dos Capuchos virar à esquerda em direção ao Convento dos Capuchos e admirar 0 enorme recinto com o cruzeiro e o coreto.

Logo a seguir, virar pela esquerda seguindo o Caminho do Paraíso. Após um troço entre muros de quintas, tomar o primeiro desvio à esquerda em asfalto e passar sobre uma pequena ponte. Seguir entre antigos olivais e na bifurcação seguir pela direita. Tem-se deste caminho uma vista privilegiada sobre o muro da Tapada Real que cerca a imensa propriedade da Fundação Casa de Bragança. Lá bem no alto avista-se a Capela de Santo Eustáquio e, muitas vezes, avistam-se os gamos e veados a pastar. Prosseguir em zona de montado e na bifurcação seguinte, escolher de novo o caminho pela direita., tal como na bifurcação seguinte onde, de novo, há que seguir pela direita. Nunca sair do caminho principal, passar junto a recuperada Fonte do Vale da Rabaça até atingir a Estrada Municipal, para virar pela direita até atingir de novo a Rua dos Capuchos que se segue até ao final. Na rotunda, virar pela esquerda e na rotunda seguinte virar a direita até atingir o mercado municipal.