Saltar para Conteúdo

Código: EVR PR1
Localização geográfica: Évora
Tipologia: Circular
Temática dominante: Património cultural, geologia, paisagem, espaços urbanos
Distância: 7,15 km
Duração aproximada: 2 a 3 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais e urbanos
Desnível acumulado: 151 m
Altitude mínima: 269 m
Altitude máxima: 369 m
Grau de dificuldade: Baixo
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Parque de estacionamento da Porta da Lagoa, Évora
Coordenadas geográficas: N38º34'33'' W07º54'51''
Coordenadas geográficas: 38.575927º -7.914320º
Onde estacionar: Parque de estacionamento público no local

Contactos Úteis:

Turismo de Évora
Telefone: +351 266 777 071

Descrição do percursos

Este é um percurso que nos mostra o melhor de Évora e seus arredores, pois ao fim de curta caminhada tem-se a sensação de estar em pleno espaço rural com um enquadramento fantástico da paisagem. Sair do parque de estacionamento da Porta da Lagoa para seguir pelo caminho pedonal em direção a Arraiolos, parando junto ao Painel Informativo de início do percurso. Nesse ponto, num ângulo de 360’ é possível admirar alguns elementos patrimoniais: a arcaria do Aqueduto, a Horta da Porta, a muralha – Cerca Nova, a Torre e o Convento do Calvário.

Iniciar a marcha pela ciclovia, avistando à direita o Forte de Santo António, o Mosteiro da Cartuxa e o Troço Monumental do Aqueduto. Atravessar em segurança a estrada e entrar na porta que rasga a vedação. Continuar até ao parque infantil e virar à esquerda. Seguir pela rua António Palolo e, no final, virar à direita. Seguir sempre em frente até alcançar o troço de estrada antiga, parcialmente empedrada, antiga ligação medieval de Évora ao Mosteiro de São Bento de Cástris. Continuar pelo caminho empedrado, passando ao lado do belo portal da Quinta das Glicínias à esquerda e da arcaria monumental do aqueduto à direita, até chegar a um cruzeiro e um cruzamento. Virar à esquerda e subir o caminho, deixando à direita o Mosteiro de S. Bento de Cástris.

Continuar a subida até chegar ao Alto de S. Bento, avistando os Moinhos. Apreciar a magnifica vista sobre a cidade de Évora e arredores. Iniciar a descida pelo trilho a Sul até chegar à Quinta dos Frades da Graça e seguir à direita pelo caminho alcatroado até à Piscina Municipal. Atravessar a estrada e entrar no Bairro da Malagueira pelo alargamento entre a rua da Relva e a rua Álvaro de Campos e seguir em direção ao Jardim dos Socalcos. Continuar ao lado da conduta, atravessar a rua do Arrife e continuar a marcha à direita pelo trilho da zona verde, junto aos equipamentos de manutenção, à sombra das azinheiras, sem desviar. No final do trilho, junto a uma ponte, subir a escadaria e atravessar a rua para avistar o lago, o dique e o casario característico do Bairro da Malagueira, projetado pelo arquiteto Siza Vieira. Virar à esquerda para contornar o lago até chegar ao dique e tomar caminho do outro lado da rua, seguindo em frente entre os Moinhos à esquerda e a Escola à direita. No final virar à direita e, ao chegar à Rotunda, à esquerda. Continuar pela Av. de S. Sebastião, mantendo-se junto ao muro do cemitério à direita, até chegar ao Convento dos Remédios. Avistar a Torre de Alconchel em frente. Atravessar o cruzamento nos semáforos e seguir à esquerda, junto da Muralha, apreciando a flora e a Cerca Nova até chegar ao ponto de partida.