Saltar para Conteúdo

Ponte de Sor

Olhar Montargil


Código: PSR PR2
Localização geográfica: Montargil, Ponte de Sor
Tipologia: Circular
Temática dominante: Património, Paisagem
Distância: 7,4 km
Duração aproximada: 2 a 3 horas
Tipo de piso: Caminhos urbanos e florestais
Desnível acumulado: 201 m
Altitude mínima: 138 m
Altitude máxima: 230 m
Grau de dificuldade: Baixo
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Centro Cultural de Montargil
Coordenadas geográficas: N39º04'41,69'' W08º10'21,94''
Coordenadas geográficas: 39.078244º -8.172754º
Onde estacionar: Parque de estacionamento no local.


Contactos Úteis:

Turismo de Ponte de Sor
Telefone: +351 242 291 580

Descrição do percurso 

Sair do parque de estacionamento do Centro Cultural de Montargil em direção à Igreja de São Sebastião e descer a Rua Manuel Falcão de Sousa. Passar pelo miradouro junto à Santa Casa da Misericórdia e mais em baixo encher a vista de paisagem com a albufeira de Montargil, no miradouro panorâmico.
Após a curva, iniciar a subida à esquerda pela Rua Capitães de Abril e, ao cimo desta, fazer o pequeno desvio de visita à Capela de Santo António. Virar à esquerda pela Rua das Amoreiras, passando junto ao antigo lagar a vapor, que data de 1945. Ao atingir a Rua da Misericórdia, virar à direita em direção à Igreja Paroquial, merecendo destaque a janela de ferro forjado na sua lateral. Antes disso, fazer um pequeno desvio de ida e volta à esquerda para ver a Igreja da Misericórdia.

Seguir pela esquerda da igreja em direção ao Jardim das Afonsas, dar a volta ao Largo do Rossio e subir pela Rua 25 de Abril. Cruzar a Praça da Restauração, onde se encontra o Pelourinho, virar à direita na Rua do Comércio e no final desta seguir pela Rua Luís de Camões, onde está o ponto de partida do percurso, e passar junto ao Centro Cultural de Montargil. Passar a rotunda, seguir em frente pela Rua Dom Fernando e, na bifurcação, seguir pela esquerda na Rua Joaquim Manuel Fernandes.

Cerca de 400metros após as últimas casa, virar à esquerda pela Rua da Serra em piso de terra batida. Subir até ao Marco Geodésico, onde se encontram várias antenas e apreciar a imensidão da paisagem, sobressaindo a povoação de Montargil e tendo como pano de fundo o grande espelho de água da albufeira. O caminho é tipicamente florestal ladeado por eucaliptos, pinheiros, azinheiras e sobreiros que marcam a paisagem. A descida ao longo do caminho marca a diferença do espaço florestal para as pequenas hortas com árvores de fruto, oliveiras e figueiras. Entrar no espaço urbano pela Rua Manuel Maria Barbosa du Bocage, na pequena placa verde virar á direita e depois à esquerda para seguir pela Avenida da Liberdade e Rua Movimento das Forças Armadas até atingir a Rua Dom Fernando. Virar à direita, cruzar a rotunda e seguir pela Rua Luís de Camões até ao ponto de partida.