Saltar para Conteúdo

Rota da Cultura Avieira

À Descoberta dos Avieiros 


Os Avieiros são oriundos de zonas piscatórias marítimas e fluviais, principalmente de Vieira de Leiria, mas também de Ílhavo e outras povoações da Ria de Aveiro. Deslocavam-se essencialmente paras as margens dos sistemas fluviais do Tejo e do Sado, locais onde se encontra uma maior expressão. Esta forma de migração interna, baseava-se na deslocação de populações agrícola-piscatórias em busca de melhores condições de vida e de um lugar mais estável para as suas atividades, sendo estas ligadas à pesca e, em concreto no caso do Avieiros, à pesca fluvial.

Consigo trazem modos de viver e conviver, técnicas e hábitos que decorrem de uma v ida de aprendizado e prática na sua origem, exportando essas mesmas técnicas para todo o aparato de cultura material de que são portadores e difundindo localmente esses mesmo hábitos e costumes. Na cultura avieira a família vivia junta no barco conhecido por Bateira, sendo normalmente a mulher quem o orientava, deixando assim o homem livre para a recolha da rede. 

Venha conhecer esta "arte de estar na vida” única dos pescadores avieiros. Propomos-lhe Programas de 3 dias Self Guided, Cultura Aviera do Tejo, uma escapadela pelas margens do rio Tejo e do rio Sado! Se preferir, sugerimos o Programa de 7 dias Self Guided Cultura Avieira do Tejo e do Sado, onde poderá mergulhar na região, com 600 km de percurso pelo Ribatejo e Alentejo Litoral. Não perca as nossas Dicas e Sugestões, descubra os diversos Pontos de Interesses desta região e toda a riqueza da Cultura Avieira! 

Desfrute da gastronomia, das artes e tradições desta gente orgulhosa de sua origem!

Image 143