Saltar para Conteúdo

Classificações UNESCO nas Listas do Património Cultural Imaterial

Cante


No Alentejo as vozes cantam de sol a sol. Nas romarias e festas, nas associações e nas tabernas os grupos de Cante enchem o ar com histórias do campo, de melancolia, de amor e saudade. Histórias tão belas, que chegaram aos ouvidos e coração do mundo, tornando-se Património Imaterial Cultural da Humanidade. Venha ouvi-las!

Fabrico de Chocalhos


O Fabrico de Chocalhos conquistou dia 1 de Dezembro 2015, o título de Património da Humanidade, na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda Urgente do Património Cultural Imaterial da Unesco, em Windhoek, na Namíbia.

Figurado em Barro de Estremoz


Produção de Figurado em Barro de Estremoz inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. A classificação da Produção de Figurado em Barro de Estremoz, foi atribuída na 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, a 7 de Dezembro de 2017, na Ilha Jeju, na Coreia do Sul, em consequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Estremoz. Com mais de uma centena de figuras diferentes inventariadas, a arte, a que se dedicam vários artesãos do concelho, consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e realizada manualmente, segundo uma técnica com origem há mais de 300 anos.