Saltar para Conteúdo

Redondo

Do Redondo avista-se a Serra d’Ossa que, na sua vertente sudoeste, apresenta boas manchas de floresta de sobreiros e azinheiras que se estendem para os campos na sua base, dando uma excelente alternativa aos muitos eucaliptos que a povoam. É também por aqui que se encontram os monumentos religiosos que caracterizaram a vocação eremítica deste local.

Sair do Largo da Aldeia da Serra para sul ao longo da berma da estrada até sair da localidade. Depois da entrada da Herdade de Água D’Alte, virar à esquerda em direção ao Monte Cabaço e, após este, fazer um pequeno desvio para depois voltar a este local. Virar à direita e imediatamente à esquerda subindo um pouco para visitar a Anta da Candeeira. Voltar ao caminho original, e seguir em frente passando pelo Monte Novo Palheirinho. Não virar para nenhum caminho lateral até avistar à direita em baixo o Monte Abraão, onde deve virar para a esquerda começando a ver um penhasco de pedras salientes seguido de um lago à direita. Seguir sempre pelo caminho dentro do eucaliptal até chegar a um vale aberto, devendo seguir pelo caminho à esquerda, que passa junto do Monte da Quinta. Seguir em frente e avistar à direita a igreja do Monte Virgem, alcandorada em destacados penhascos. Avistar uma casa abandonada e contornar pela esquerda num caminho de curvas apertadas até encontrar uma subida íngreme à direita por onde deve seguir até encontrar o Cruzeiro. Ao chegar à estrada tem acesso à Capela do Monte da Virgem num trajeto de ida e volta até este local. Voltar ao Cruzeiro e seguir no caminho que lhe fica em frente e depois à direita. Seguir sempre por esse caminho a meia encosta, passando por cima do Convento de São Paulo, deixando à direita a Rocha de São Cornelho. Atingir o caminho de acesso ao topo de São Gens, o cume da Serra d’Ossa, numa nova jornada de ida e volta. Circundar o topo e descer a encosta até atingir a estrada nacional 381. Virar à esquerda e cerca de cem metros mais adiante tomar o caminho à direita, que segue a meia encosta, até encontrar uma descida inclinada à esquerda. A meio caminho da descida virar à direita para serpentear em direção à Cova do Bento, área de vegetação luxuriante. Daí seguir até se encontrar o caminho de acentuada inclinação, que desemboca perto de uma barragem. Tomar caminho depois da linha de água e seguir até à estrada nacional 381, para a cruzar pela passagem subterrânea de passagem de gado. Virar logo à direita e tomar o caminho entalhado na rocha, paralelo à própria cerca do convento. Encontrar mais à frente a imponente ruína de um velho lagar e reentrar na estrada de asfalto virando à direita. Ao chegar à estrada nacional, virar à esquerda em direção ao centro da Aldeia da Serra.

Ficheiro Relacionado:Download de Mapa de Percurso (409.49 KB)