Saltar para Conteúdo

Mértola

A Mina de São Domingos encerra uma mística única de saberes e força de viver, onde por via da atividade mineira se construiu uma forma muito particular de organização social. Em contraste com a aridez da zona mineira, encontramos a paisagem verdejante e relaxante da Tapada Grande, os campos suaves de cereal e flores, as plantações de alfarrobeiras, os majestosos picos de pedra e os abandonados montes alentejanos construídos em taipa e adobe, os quais nos remetem para saberes ancestrais.

Sair da porta do Hotel da Mina de São Domingos e cruzar a estrada em direção ao paredão da Barragem da Tapada Grande. Seguir para a esquerda pelo paredão e subir o morro que fica no seu final, fazer uma ligeira descida e nova subida para chegar ao caminho de terra que sai da estrada nesse local. Seguir sempre em frente pelo estradão, admirando os campos de alfarrobeiras bem como as imponentes colinas encimadas por rochas quartzíticas, até chegar ao Monte do Guiso, onde pode descansar e beber água. Voltar ligeiramente atrás e virar para a esquerda - para nordeste - passando ao lado de um enorme lago e por diversas criações de porco alentejano, em direção ao Monte Vale Travesso, que está completamente em ruínas. Admirar nestas ruínas a típica construção em taipa e adobe. Seguir pelo caminho que segue para leste, por entre vegetação rasteira e montado para cruzar a Ribeira de Cabeça de Aires onde começa a albufeira da Tapada Grande. Contornar a albufeira pela parte de cima até chegar à sua praia fluvial e finalmente entrar na aldeia da Mina de São Domingos que merece então uma visita.

Ficheiro Relacionado:Download de Mapa de Percurso (373.73 KB)