Saltar para Conteúdo

Cuba

Nas Centenárias Vinhas de Vila Alva


Código: CUB PR1
Localização geográfica: Vila Alva, Cuba
Tipologia: Circular
Temáticas dominantes: Vinhas, Ruralidade, Albufeira
Distância: 19,7Km
Duração aproximada: 5 a 6 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais e estradas secundárias
Desnível acumulado: 329 m
Altitude mínima: 163 m
Altitude máxima: 261m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Junta de Freguesia de Vila Alva (Cuba)
Coordenadas geográficas: N38º14'59'' W07º54'00''
Coordenadas geográficas: 38,249843º -7,900105º
Onde estacionar: Estacionamento nas imediações, dentro do espaço urbano.

Contactos Úteis:

Turismo de Cuba
Tel: +351 284 419 900
Email: dulce.lopes@cm-cuba.pt

Descrição do percurso:

Sair do centro de Vila Alva pela rua da Misericórdia até atingir a capela de Santo António num outeiro a oeste da aldeia. Contornar a capela pela esquerda e seguir junto ao velho muro de taipa da antiga entrada na povoação. Passar ao caminho principal que irá dar acesso à barragem. Seguir pelo caminho principal de terra batida, por zonas de olival, montado e esteval até começar a bordejar os braços de água da albufeira. Descer até ao paredão da Barragem de Albergaria dos Fusos e apreciar a paisagem.

Voltar para trás, pelas abandonadas casas de pessoal da barragem, tomar um pequeno troço de caminho que já se efetuou e virar à direita para dentro do montado, numa portada que se deve manter tal como se encontrou, normalmente fechada. Descer e virar à direita num caminho ancestral abandonado com paisagem lindíssima, acompanhando em parte o canal descarregador da barragem. Tomar o caminho de asfalto e, junto à linha de água, seguir pela direita em terra batida. Passar junto ao Monte da Ribeira e seguir em frente até à estrada, onde se vira à esquerda. Seguir na berma, com todo o cuidado durante cerca de 500 metros e virar à direita por caminho de terra batida, entre vinhas.

Depois de um pequeno troço a descer entre vinhas, cruzar a linha de água e fazer percurso em frente, também entre vinhas, até contornar o final destas pela esquerda. Seguir em zonas demontado e vinhas até atingir a estrada que se deve cruzar e continuar acompanhando os vinhedos. Na charca artificial virar à direita até atingir de novo a estrada e virar à esquerda. Seguir cerca de 1200 metros na berma da estrada e passar junto à Ermida de Nossa Senhora da Represa. No entroncamento, tomar a estrada rural asfaltada à esquerda e após 1000 metros virar à direita em direção ao cabeço onde se situa o Monte do Zambujeiro. Antes do monte virar à esquerda e começar a descida em zona de montado, abrindo e fechando sempre as cancelas e portadas. Cruzar a estrada e seguir por caminho de terra batida junto ao pinhal e olival. Após o olival virar à esquerda, numa leve subida, e depois à direita até ao caminho rural asfaltado, para virar à esquerda. Seguir pelo asfalto, atingir o cemitério e a Ermida de São João e chegar ao centro de Vila Alva.