Saltar para Conteúdo

Temática dominante: Ruralidade, Património
Distância: 10,4Km
Duração aproximada: 3 a 4 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais e estradas secundárias
Desnível acumulado: 245m
Altitude mínima: 132m
Altitude máxima: 197m
Grau de dificuldade: Baixo
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Jardim das Piscinas da Seda
Coordenadas geográficas: N39º11'19,65'' W07º47'08,20''
Coordenadas geográficas: 39,188791º -7,785619º
Onde estacionar: Parque de estacionamento público no local

Contactos Úteis:

Turismo de Alter do Chão
Telefone: +351 245 610 004

Descrição do percurso

Uma jornada que tem como momentos de rara beleza os percurso ao longo da margem da Ribeira da Seda e pelas vinhas a perder de vista. Depois de um pequeno troço urban inicial, todo o percurso é feito por caminhos e estradas rurais de fácil acesso e deslumbrantes paisagens.

Sair da rua 1ºde Maio e virar à direita, subir a rua do Poço e seguir ao longo do casario branco da Vila de Seda, pela rua Cândido dos Reis, rua 5 de Outubro e finalmente rua do Castelo. Depois de admirar a paisagem no miradouro, onde foi ponto alto do desmanchado Castelo da Seda, descer um pouco pelo caminho já feito e virar à esquerda pelas escadinhas do Ribeirinho. Tomar o caminho rural a descer e virar à esquerda numa curva apertada no primeiro desvio. Seguir pelo caminho rural, que mais à frente começa a acompanhar a margem esquerda da Ribeira da Seda, até atingir o asfalto da antiga estrada.

Passar junto ao parque de merendas e encontrar a Ponte Romana de Vila Formosa que se atravessa, seguindo pelo asfalto abandonado. No encontro com a estrada, seguir pela esquerda pela estrada de Vila Formosa, admirando os fabulosos Montes Alentejanos, os espelhos de água formados nas barragens agrícolas e as vinhas e olivais a perder de vista. Ao fundo, no horizonte, a imagem da Vila da Seda inspira as emoções de quem caminha. Cruzar de novo a Ribeira da Seda, por modesta ponte rodoviária e, ao atingir a povoação, virar na primeira rua à esquerda e depois à direita, dando acesso à Igreja Matriz. Descer pela esquerda até à rua Cândido dos Reis e continuar até ao Poço Novo, onde se iniciou a jornada.