Saltar para Conteúdo

Temáticas dominantes: Natureza, serranias, ribeiras
Distância: 9,50 km
Duração aproximada: 3 a 4 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais e florestais
Desnível acumulado: 408 m
Altitude mínima: 234 m
Altitude máxima: 451 m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Igreja Matriz de São Barnabé, Almodôvar
Coordenadas geográficas: N37º21'26"" W08º09'55''
Coordenadas geográficas: 37.357246º -8.165382º
Onde estacionar: Parque de estacionamento público no local

Contactos Úteis:

Turismo de Almodôvar
Telefone: +351 286 662 057

Descrição do percurso

Este é um percurso de serranias imensas com vales cavados por linhas de água torrenciais e pela ribeira de Odelouca, eixo central do relevo, marcado por cumeadas de onde se avistam cenários a perder de vista.
A saída da Igreja Matriz de São Barnabé segue em direção ao Monte da Cruz e Zambujal, para, quando se encontrar o desvio para o lugar da fonte, desviar por um caminho de pedra solta à esquerda com forte inclinação em subida. A partir daqui tem-se uma bela visão sobre o casario branco de São Barnabé. Contornar o casario do Monte das Covas e avistar já o vale da Ribeira de Odelouca, começando a descer para o seu vale para passar junto a uma pequena fonte. Cruzar então a ribeira repetidas vezes e seguir ao longo do seu curso, pelo caminho de terra batida enquadrado por imponentes manchas de bosque mediterrânico. Abandonar o curso da ribeira e começar a subida aos montes, passando pelo abandonado Monte do Carneiro, seguindo sempre pelo caminho principal.

Ao chegar a um cruzamento de caminhos, chamado Portela de Odelouca, é tempo de retornar pela direita numa curva apertada, tomando o percurso de cumeadas com vistas até ao infinito a todo o redor do horizonte. A partir daqui seguir por uma descida suave em linha de festo até ao Monte dos Pipeiros e de seguida descer ainda mais ao Barranco de Pipeiros, seguindo por largo estradão que segue junto à galeria ripícola do ribeiro, até ao local de partida na Aldeia de São Barnabé.