Saltar para Conteúdo

Território Corticeiro

O Barroco pelo Território Corticeiro


Dia 1 – 50km
10h – Início de Itinerário com visita ao Museu Municipal de Ponte de Sor, uma antiga Fábrica de Moagem de Cereais e descasque de Arroz. 
13h – Almoço regional com doçaria à base de bolota, a Boleima. Conheça a fonte da vila e descubra o maior mosaico do mundo de cortiça, com 300 mil rolhas de cortiça, que retrata o escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura. Explore a região com percurso do roteiro dos Moinhos de Água.
16h – Ainda em Ponte de Sor, na albufeira da barragem de Montargil aventure-se com uma aula de ski aquático. 
20h – Jantar e alojamento em Montargil, Ponte de Sor. 

Dia 2 – 80 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Em Coruche, relaxe com um passeio de balão de ar quente ou um percurso de BTT e birdwatching junto ao rio Sorraia, com visita à histórica Ponte Caleira. 
13h – Almoço regional, com pratos típicos como migas de espargos e canja de toiro bravo. Visite a igreja de São Pedro e o Museu Municipal de Coruche, com exposição sobre a importância do rio Sorraia na comunidade. 
17h – Final de tarde com visita à igreja de Nossa Senhora do Castelo, situada no local do antigo castelo, que proporciona uma vista panorâmica da vila sobre o vale do rio Sorraia. 
20h – Jantar e alojamento em Mora. 

Dia 3 – 90 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Na aldeia de Brotas, em Mora, visite Santuário de Nossa Senhora de Brotas. Em Avis, visite a igreja e Convento de São Bento e aprecie a vista panorâmica da Ponte de Ervedal, que atravessa o rio Sorraia. 
13h – Almoço tradicional, com prova de arroz amarelo e licor de açafrão. Em Alter do Chão, conheça as Casas Altas da Coudelaria de Alter e desfrute uma aula de olaria de Barros de Flor da Rosa, no Crato. 
17h – Fim de itinerário com visita ao núcleo museológico de Flor da Rosa, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato.

Image 269