Saltar para Conteúdo

Castelos e Fortes

Por Terra de Castelos e Fortes Alentejanos


Dia 1 – 80 km
10h – Início de itinerário com visita à cripta arqueológica e castelo de Alcácer do Sal. Visite a igreja de Santiago.
13h – Almoço regional com prova da rica doçaria à base de produtos da região. Visite e conheça a origem do nome da Capela das Onze Mil Virgens. Ainda em Alcácer do Sal, descubra o Cais Palafítico da Carrasqueira, local único na Europa. 
17h – Em Santiago do Cacém, explore a Ermida de Nossa Senhora da Graça e o dólmen da Pedra Branca. 
20h – Jantar e alojamento em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém. 

Dia 2 – 85 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Já em Sines, descubra o castelo de Sines, na encosta, virado para o oceano Atlântico. Prove um Vasquinho, uma delícia regional, e conheça o Laboratório Memória do Mar, no Centro de Artes de Sines. 
13h – Almoço tradicional. Conheça os feitos e aventuras do explorador português Vasco da Gama, na Casa Vasco da Gama, Museu de Sines. Desfrute de uma aula de paddle com percurso no mar. 
17h – Em Odemira, explore o centro histórico e as ruínas do antigo castelo de Odemira. 
20h – Jantar e alojamento em Odemira. 

Dia 3 – 110 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Visite o castelo de Santiago do Cacém e uma oficina onde se trabalham peles e couro. Descubra o cocharro, uma peça de artesanato de cortiça, com que, por tradição, se bebe água fresca da fonte. 
13h – Almoço de gastronomia local. Em Grândola, conheça o Museu de Arte Sacra e a igreja matriz, um local de interesse no Caminho de Santiago. 
18h – Fim de itinerário com visita à estação romana do Cerrado do Castelo.

Image 266