O ALENTEJO

Viva


Terras de Alqueva

O Alentejo tem uma clara vocação para o Turismo Activo e de Natureza. A beleza da paisagem convida aos passeios a pé, em btt e a cavalo, e as estradas municipais, apesar da ausência de ciclovias, são excelentes para cicloturismo. Nos rios, nas albufeiras e na costa são possíveis múltiplas actividades naúticas. As praias são de eleição. E o céu, com este fantástico clima, é ideal para o paraquedismo, o parapentismo, os passeios em ultra-leve e o balonismo. 

Foi no Alentejo, região de águas escassas, que a grande barragem de Alqueva, construída sobre o rio Guadiana entre Moura e Portel, criou o maior lago artificial da Europa. Este imenso plano de água tem uma área de 250 km2, estende-se por mais de 80 kms do curso do antigo rio e os seus mil recortes perfazem 1.160 kms de perímetro. Para jusante do paredão foi construído o Açude de Pedrógão, parte integrante do complexo, bem visível da ponte que liga Pedrógão (Vidigueira) a Moura. 

A nova beleza que nasceu com este lago é surpreendente e tem aspectos que a tornam num caso singular no conjunto das muitas albufeiras que podem encontrar-se pelo mundo fora: a paisagem tipicamente alentejana que a rodeia, feita de milhares de oliveiras, sobreiros e azinheiras; e, porque estamos em zona de fronteira, o notável património das vilas fortificadas que a defenderam ao longo de séculos e séculos. 

Aos viajantes em autonomia, quer se desloquem em bicicleta ou de automóvel, sugerimos sem hesitação que percorram toda a envolvente do Grande Lago. As hipóteses de alojamento são múltiplas e as estradas muito panorâmicas. De todas as localidades deste percurso, são de visita obrigatória pelo seu interesse patrimonial: na margem direita, Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel; e, na margem esquerda, Mourão e Moura.. A nova aldeia da Luz, que sucedeu à antiga (a única povoação submersa pelas águas de Alqueva), tem um valor simbólico que a torna incontornável. Não deixe de ver o Museu que constitui um precioso repositório de memórias da antiga aldeia e do rio Guadiana. 

O que pode fazer nesta zona?
Começando pelas actividades na albufeira, a oferta das empresas locais já é substancial: para além da pesca desportiva de várias espécies, entre as quais o famoso achigã, fazem-se passeios em canoa ou em pequenas embarcações motorizadas, cruzeiros de vários dias e, caso único no país, alugam-se barcos-casa com uma lotação mínima de 2 pessoas e máxima de 12. Estão ainda disponíveis para aluguer: embarcações para pesca desportiva, jangadas com motor, canoas e caiaques, barcos à vela, embarcações de recreio e pranchas de windsurf. 

Quanto a actividades aéreas, a emoção espera por si. De helicóptero, de avionete ou de balão, são experiências a não perder. 
No que respeita a actividades em terra, quem quiser recorrer a passeios organizados tem lindíssimos percursos para fazer a pé, de bicicleta, a cavalo, de charrette e de jipe. 

Na zona de influência de Alqueva, os caminhantes em autonomia encontram alguns percursos sinalizados. É o caso de três PR do concelho de Alandroal: o PR1, "Rota do Giro” (início na Igreja de N.ª S.ª da Consolação, 4,5 kms, dificuldade média); o PR2, "Pedra Alçada” (início na Junta de Freguesia da Aldeia de Pias, 9 kms, dificuldade média); e o PR3, "Passeios pelo Campo” (início junto do cemitério de Terena, 11 kms, dificuldade média). Para mais informações, consulte o website.

Existem muitos outros em projecto, nomeadamente no concelho de Reguengos de Monsaraz. Quando visitar os postos de Turismo da região de Alqueva, actualize esta informação. 

Parque de Natureza de Noudar
Noudar é um caso à parte neste conjunto do Grande Lago. Obriga a um desvio da rota pela envolvente próxima da albufeira e vale a pena fazê-lo: pelo Castelo de Noudar, pelo famoso presunto de Barrancos e pelo seu Parque de Natureza.  Construído no âmbito das medidas de compensação previstas no Programa de Gestão Ambiental de Alqueva, este complexo tem como objectivo promover um modelo de gestão sustentável do espaço natural em associação com a agricultura agro-ambiental e o turismo. www.parquenoudar.com

Pelos seus valores naturais, com destaque para o montado de azinho e para a avifauna (rapinas e abutres), esta zona está integrada na Rede Natura 2000.

O essencial da descoberta da paisagem ganha em fazer-se através dos três percursos, com temáticas diferenciadas, sinalizados e interpretados pelo Parque: o Trilho Geológico-Mineiro, o pequeno passeio O Monte e o percurso A Estrada.
Podem percorrer-se em autonomia, a pé ou de bicicleta, com guias ou com guias digitais.

De regresso a Moura, não deixe de passar em Amareleja, onde foi construída a maior Central Fotovoltaica do Mundo.

voltarvoltar
generico_portugues_gr_21427173214ed8fb849506c.png

Tempo para ser feliz
Download

guia_museus_portugues_gr_13425300734ed8fbd997a2b.png

Guia de Museus do Alentejo
Download

Tempo para ser Feliz

Tempo para ser Feliz
Download

Conheça o que o Alentejo tem para lhe oferecer
Turismo do Alentejo Turismo de Portugal - Alentejo
INALENTEJO QREN União Europeia