O ALENTEJO

Viva


Parque Natural de S. Mamede

O Alentejo tem uma clara vocação para o Turismo Activo e de Natureza. A beleza da paisagem convida aos passeios a pé, em btt e a cavalo, e as estradas municipais, apesar da ausência de ciclovias, são excelentes para cicloturismo. Nos rios, nas albufeiras e na costa são possíveis múltiplas actividades naúticas. As praias são de eleição. E o céu, com este fantástico clima, é ideal para o paraquedismo, o parapentismo, os passeios em ultra-leve e o balonismo. 

No Parque Natural da Serra de S. Mamede a natureza exprime-se de uma forma especialmente exuberante. Muito rica sob o ponto de vista geológico, chamam de imediato a atenção do viajante os imponentes quartzitos da serra, que marcam a paisagem com bizarras esculturas. Na zona norte, os castanheiros e carvalhos partilham o território com sobreiros e azinheiras, enquanto as vinhas, aliadas às oliveiras, crescem nas encostas mais ou menos suaves que marginam as ribeiras. Para sul, afirma-se a grande propriedade.
É o Alentejo dos "montes”, das explorações pecuárias em natural simbiose com o montado e das pequenas aldeias de casario térreo caiado, envolvidas por hortas e pomares.

Apesar das pressões da ocupação humana, a fauna é abundante: aves raras como a águia de Bonelli e o grifo, os gaviões, as águias cobreiras, os peneireiros-cinzentos, o bufo-real, a coruja-do-mato e muitas outras, convivem com o javali, o veado, o texugo, o saca-rabos, o gato-bravo, a raposa ou o vulgar coelho. 

A história dos homens deixou marcas milenares em antas, menires, castros, pontes romanas e quinhentistas e, também, numa rede imensa de calçadas, algumas das quais estão integradas nos percursos pedestres do Parque Natural. 
Neste Parque estão sinalizados oito percursos. Os folhetos estão disponíveis na Quinta dos Olhos d’Água, sede do Parque (S. Salvador de Aramenha) e nos postos de Turismo de Marvão e Arronches. Os percursos de Marvão (8 kms), Galegos (11,5 kms), Alegrete (11 Kms) e Esperança (16 kms), todos acessíveis a qualquer pessoa em boa condição física, dão, no conjunto, uma imagem bastante completa da paisagem do Parque. Os dois últimos podem ser feitos em btt. Antes de partir, informe-se sempre sobre o estado da sua sinalização. (consulte os percursos aqui)

Nas Penhas de Portalegre, os praticantes de escalada encontram as únicas paredes equipadas autorizadas nesta Área Protegida.
Para os cicloturistas, as estradas secundárias e municipais do Parque são um verdadeiro paraíso para descobrir. 

voltarvoltar
generico_portugues_gr_21427173214ed8fb849506c.png

Tempo para ser feliz
Download

guia_museus_portugues_gr_13425300734ed8fbd997a2b.png

Guia de Museus do Alentejo
Download

Tempo para ser Feliz

Tempo para ser Feliz
Download

Conheça o que o Alentejo tem para lhe oferecer
Turismo do Alentejo Turismo de Portugal - Alentejo
INALENTEJO QREN União Europeia