O ALENTEJO

Viva


Évora - Montemor-o-Novo

O Alentejo tem uma clara vocação para o Turismo Activo e de Natureza. A beleza da paisagem convida aos passeios a pé, em btt e a cavalo, e as estradas municipais, apesar da ausência de ciclovias, são excelentes para cicloturismo. Nos rios, nas albufeiras e na costa são possíveis múltiplas actividades naúticas. As praias são de eleição. E o céu, com este fantástico clima, é ideal para o paraquedismo, o parapentismo, os passeios em ultra-leve e o balonismo. 

O eixo Évora - Montemor-o- Novo, para além da sua enorme valia ao nível do património monumental, tem excelentes condições para a prática do turismo de natureza. A oferta de actividades organizadas é apreciável, embora a realização de grande parte delas esteja sujeita a números mínimos de participantes (em média, 4 a 10 pessoas). Em autonomia pode fazer a Ecopista de Évora, o Percurso da Água da Prata e os Percursos Ambientais do Monfurado e da Cabrela. A Ecopista de Évora, cujo traçado resulta da conversão, ainda parcial, do antigo ramal de caminho de ferro entre Évora e Mora, inicia-se dentro da cidade e estende-se até ao limite do concelho, na Herdade da Sempre Noiva, num total de 21 kms. Pode fazer-se a pé e de bicicleta. Para além desta ecopista que se estenderá entre Évora e Mora, consulte também informação acerca da ecopista do Montado,   entre Torre da Gadanha e Montemor-O-Novo.

O Percurso da Água da Prata, pedestre, segue uma parte importante do Aqueduto da Água da Prata, construído no séc. XVI. Sofreu reconstruções e melhoramentos a partir do séc. XVIII e ainda hoje transporta água para a cidade. É muito interessante sob o ponto de vista patrimonial e, também, ambiental. 

Os Percursos Ambientais desenvolvem-se nos Sítios de Monfurado e Cabrela, integrados na Rede Natura 2000. Ligam várias povoações rurais dos concelhos de Évora e de Montemor-o-Novo e permitem, a par da descoberta dos valores ambientais que motivaram a sua classificação, um encontro privilegiado com os principais monumentos megalíticos da Região e com algumas actividades agrícolas e silvo-pastoris ligadas ao montado de sobro e azinho e ao olival. Os folhetos de apoio estão disponíveis nos postos de turismo de ambas as cidades e no Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios da Cabrela e Monfurado, localizado na antiga Escola Primária da povoação de Baldios (Montemor-o-Novo).

voltarvoltar
generico_portugues_gr_21427173214ed8fb849506c.png

Tempo para ser feliz
Download

guia_museus_portugues_gr_13425300734ed8fbd997a2b.png

Guia de Museus do Alentejo
Download

Tempo para ser Feliz

Tempo para ser Feliz
Download

Conheça o que o Alentejo tem para lhe oferecer
Turismo do Alentejo Turismo de Portugal - Alentejo
INALENTEJO QREN União Europeia