O ALENTEJO

Viva


Do Gameiro ao Maranhão

O Alentejo tem uma clara vocação para o Turismo Activo e de Natureza. A beleza da paisagem convida aos passeios a pé, em btt e a cavalo, e as estradas municipais, apesar da ausência de ciclovias, são excelentes para cicloturismo. Nos rios, nas albufeiras e na costa são possíveis múltiplas actividades naúticas. As praias são de eleição. E o céu, com este fantástico clima, é ideal para o paraquedismo, o parapentismo, os passeios em ultra-leve e o balonismo. 

Passar umas horas de lazer no Parque Ecológico do Gameiro e visitar o Fluviário de Mora  é um programa para gente de todas as idades. O acesso faz-se a partir de Cabeção, terra de pequenas adegas e bons vinhos do produtor.
O Parque integra o Açude do Gameiro, onde se pode tomar banho, passear de gaivota e fazer canoagem num troço com cerca de 3 kms. As embarcações alugam-se no local. 

Para a pesca desportiva, a ribeira Raia tem uma zona de concessão com quase 10 kms e duas pistas: uma na margem esquerda, com 200 pesqueiros, e outra na margem direita, com 65. Das muitas e abundantes espécies piscícolas destacam-se o achigã, o barbo, a boga, o bordalo, a carpa, a pardelha, o perca-sol, o pimpão e a enguia.

O Fluviário, interessante aquário de água doce, oferece-nos o "Percurso de um Rio”, exposição viva e interpretada da fauna fluvial, das nascentes até à foz: a par e passo, entre afloramentos rochosos e margens arenosas, vamos descobrindo os misteriosos habitantes do leito, dos pegos, dos ribeiros, das cascatas, das albufeiras, das zonas de migração, do estuário, da foz. No fim deste percurso, surge a surpresa do habitat das ágeis e divertidas lontras, que tem como miradouro privilegiado a parede de vidro do restaurante, que limita uma parte deste recinto. 

Montargil e Maranhão
Estando em Cabeção, é um pulinho até Montargil e Maranhão, duas barragens responsáveis por lindíssimos espelhos de água do Norte Alentejano, ideais para a prática de desportos náuticos. 

Montargil é uma verdadeira estância balnear onde pode fazer-se ski aquático, vela, windsurf, remo, hovercraft e pesca desportiva. 
A albufeira do Maranhão, hoje equipada com um complexo de lazer integrado no novo Parque de Campismo do município, constitui mais um lugar alentejano onde a beleza da paisagem se associa intimamente à riqueza do património. Sobranceira ao lago ergue-se a vila de Avis, com um centro histórico que merece visita. 

De automóvel ou de bicicleta, o passeio mais simples e bonito a fazer na zona é o percurso Avis – Ervedal - Figueira e Barros - Benavila. Em Benavila, seguindo a direcção de Alter do Chão, encontra-se, logo após a travessia da primeira ponte, a singela ermida da Senhora de Entre Águas. 

voltarvoltar
generico_portugues_gr_21427173214ed8fb849506c.png

Tempo para ser feliz
Download

guia_museus_portugues_gr_13425300734ed8fbd997a2b.png

Guia de Museus do Alentejo
Download

Tempo para ser Feliz

Tempo para ser Feliz
Download

Conheça o que o Alentejo tem para lhe oferecer
Turismo do Alentejo Turismo de Portugal - Alentejo
INALENTEJO QREN União Europeia