O ALENTEJO

Saboreie


O Petisco

No Alentejo come-se e bebe-se muito bem. Comer, beber e petiscar são rituais, formas de conviver, de receber, de celebrar. Costuma dizer-se que na casa de um verdadeiro alentejano, tenha muito ou tenha pouco, a mesa está sempre posta. É verdade. E esta realidade confere um sabor muito especial à descoberta da gastronomia e dos vinhos. São produtos de reconhecida valia turística, mas não foi o Turismo quem os criou para consumo externo: fazem parte – e uma parte feliz – do quotidiano mais autêntico da Região. Neste quadro, o nosso convite só pode ser um: seja Alentejano por uns dias! 

É uma verdadeira instituição alentejana. Não há fim de dia em que não se sinta o movimento vagaroso dos passos que sabem de cor o caminho para os pontos de encontro onde a amena cavaqueira se faz em torno de um copo de vinho e de um sem número de "pratinhos”: torresmos, pimentos assados, cabeça de borrego assado em forno de lenha, orelha de porco, cabeça de xara, fígado de coentrada, cenourinhas de azeite e alho, cogumelos assados, salada de polvo, grão com bacalhau … a lista seria interminável. Mas ficaria incompleta sem os caracóis, o nosso "marisco do restolho”, que perfuma as esplanadas de verão com o aroma inconfundível dos orégãos colhidos no campo.  


Alguns destes pratinhos são também servidos como entradas nos restaurantes. Mas petisco é petisco. Já não é só para homens – que dantes iam à taberna enquanto a mulher tratava das crianças e fazia o jantar – e tem cada vez mais adeptos entre a gente nova de cá, que mesmo quando consome fast food não esconde a sua preferência pelo gosto caseiro da cozinha tradicional. 

"Tirar um petisco”, seja onde for, é das tais experiências que, aceitando ser alentejano por uns dias, não pode mesmo perder.

voltarvoltar
generico_portugues_gr_21427173214ed8fb849506c.png

Tempo para ser feliz
Download

guia_museus_portugues_gr_13425300734ed8fbd997a2b.png

Guia de Museus do Alentejo
Download

Tempo para ser Feliz

Tempo para ser Feliz
Download

Conheça o que o Alentejo tem para lhe oferecer
Turismo do Alentejo Turismo de Portugal - Alentejo
INALENTEJO QREN União Europeia