O ALENTEJO

Conheça


Cidade-quartel fronteiriça de Elvas e suas fortificações - Património Mundial

Elvas é uma cidade com grandes características históricas e patrimoniais, tendo sido classificada pela UNESCO no dia 30 de Junho de 2012 como Património Mundial devido às suas fortificações do séc. XVII e XVIII. Foram classificadas as Muralhas Seiscentistas de Elvas, o Aqueduto da Amoreira, Fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Domingo e São Pedro, Cercas Medievais, edifícios militares e o Centro Histórico da antiga praça-forte de Elvas.

Situada num ponto estratégico, Elvas tem a sua história marcada pela guerra e pelos assédios castelhanos. Foi essa história militar que tornou possível hoje observar todo o património militar da cidade: o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, os Fortins de São Mamede, São Domingo e São Pedro, os quatro panos de muralha e ainda todos os estabelecimentos militares, monumentos que juntos tornam Elvas como uma das maiores cidades quartel de guerra em todo o mundo e a maior fortaleza abaluartada terrestre de todo o mundo.

Muito embora as suas características patrimoniais sejam na sua maioria militares, a cidade de Elvas é também um núcleo histórico onde a arquitetura religiosa e civil se encontra com a militar para garantir uma mole digna de registo. Pelas suas ruas respira-se a História. Não há uma rua sem um palacete, sem uma casa histórica, sem um monumento. A cada esquina encontra uma das vintes igrejas e conventos, um estilo arquitetónico novo: desde o Românico e o Gótico ao Rococó, passando pelo Manuelino e pelo esplendor do Barroco. A não perder o gótico do Convento de São Domingos, o pleno de talha dourada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e a enigmática Igreja das Domínicas de planta octogonal.

A nível cultural destacam-se na cidade diversos equipamentos culturais como o Coliseu José Rondão Almeida, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu Militar de Elvas, o Centro Interpretativo do Património, o Museu Militar do Forte de Santa Luzia, o Museu Municipal da Fotografia – João Carpinteiro, a Biblioteca Municipal de Elvas, o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, o Centro de Negócios Transfronteiriço, e outros edifícios que fazem de Elvas uma cidade multicultural  e com uma agenda cultural rica e diversificada.

O concelho de Elvas tem também dois excelentes planos de água, nas albufeiras do Caia e Alqueva, para a prática de desportos náuticos e condições naturais excecionais para o turismo cinegético.

 A não perder o património gastronómico de Elvas, o qual é claramente marcado pelas Ameixas de Elvas e pelo Sericaia, doces conventuais seculares desta região. Com uma ampla oferta de restaurantes, não deixe de provar o afamado Bacalhau Dourado, um dos pratos mais famosos de Elvas e que mereceu honras de inscrição no Livro do Guiness ao ser confecionado em Elvas o maior bacalhau dourado do mundo!

voltarvoltar
generico_portugues_gr_21427173214ed8fb849506c.png

Tempo para ser feliz
Download

guia_museus_portugues_gr_13425300734ed8fbd997a2b.png

Guia de Museus do Alentejo
Download

Tempo para ser Feliz

Tempo para ser Feliz
Download

Conheça o que o Alentejo tem para lhe oferecer
Turismo do Alentejo Turismo de Portugal - Alentejo
INALENTEJO QREN União Europeia