Da Terra à Mesa
O que são os Roteiros Enogastronómicos "Da Terra à Mesa"?

Um lugar de encontro com produtores que abrem as suas portas a experiências enogastronómicas.

Cinco grandes roteiros divididos em 17 percursos que identificam e localizam estes produtores, apresentam as suas empresas e produtos e informam como proceder para os visitar.

Em cada percurso um mapa e um conjunto de sugestões de visitas e atividades a integrar em programas que cada um desenhará, com esta ou outra lógica geográfica, em função dos seus interesses e objetivos, do tempo de que dispõe, da estação do ano prevista para a viagem e das disponibilidades dos produtores.

Um desafio para viajantes que gostam de organizar as suas viagens.

Um guia precioso para profissionais que querem enriquecer os seus programas com os sabores da terra e o contacto direto com o produtor.

...




Quer pôr as mãos na massa?

Estes roteiros enogastronómicos são um convite para uma saborosa viagem pelos produtos da terra e pelo engenho e arte que criam a gastronomia e os vinhos deste imenso território. Aquém e além Tejo.

Com eles pode participar na apanha da azeitona, respirar o aroma inconfundível dos lagares em produção e provar azeites. Passar umas horas a vindimar, a pisar a uva e a aprender como se combinam as castas para fazer bom vinho. Conhecer o ciclo do arroz, dos campos alagados aos centros de secagem. Transformar-se em produtor caseiro de cogumelos.

Visitar portos de pesca, assistir às lotas e ver com que artes se conseguem os peixes, moluscos e mariscos que dão fama às nossas águas. Passear no montado onde o porco se cria em liberdade, divertir-se com as cabras e ovelhas que pastam nos prados coloridos de flores silvestres, ver onde crescem os espargos selvagens, as túbaras e as carrasquinhas.

Visitar quintas ancestrais com projetos cheios de futuro. Provar queijos, enchidos e presuntos na casa e nas lojas do produtor. Comer bem e beber ainda melhor. Inscrever-se em atividades de cozinha tradicional, descobrir receitas de doces, compotas e licores e acompanhar os apicultores na faina do mel. E também pode saber, na altura certa, quais são os eventos enogastronómicos onde é possível provar os melhores produtos da região no momento em que a terra os dá.
...

Tenha acesso imediato ao seu roteiro enogastronómico e descubra o que o Alentejo tem para lhe oferecer.

Leia em qualquer altura, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.







voltarvoltar
guia_museus_portugues_gr_13425300734ed8fbd997a2b.png

Guia de Museus do Alentejo
Download

generico_portugues_gr_21427173214ed8fb849506c.png

Tempo para ser feliz
Download

Tempo para ser Feliz

Tempo para ser Feliz
Download

Conheça o que o Alentejo tem para lhe oferecer
Turismo do Alentejo Turismo de Portugal - Alentejo
INALENTEJO QREN União Europeia